ANTES PRECISAMOS REFORMAR A NÓS MESMOS!

sábado, 31 de outubro de 2009


Falamos tanto em reforma, berramos aos quatro ventos que a Igreja precisa se voltar para a atitude que grandes homens como Calvino e Lutero o fizeram. Mas e o nosso homem interior?As grandes reformas se iniciam primeiro em nós mesmos, sem ela não existe a verdadeira mudança, sem ela somos apenas apresentadores e grandes exaltadores de palavras e filosofias. Isso não é uma crítica, mas uma alerta para que passemos da nostalgia do passado e promovamos as verdadeiras mudanças, assim como disse John Kennedy:


“A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.”

A mudança não pode ser divorciada de atitudes pessoais e devem ser direcionadas por Deus, para que sejam eficazes e efetivamente mantidas. Para que passem de hábitos e falatórios e se tornem a nossa vida diária.

As mudanças exigem atitudes e algumas delas estão colocadas abaixo.para melhor pensarmos neste ano que já esta ás portas de nossas casas.

1.Tentar mudar dois ou mais hábitos ao mesmo tempo.


Muitos de nós já tentamos fazer isso. Eu quero aprender a acordar cedo, começar a praticar exercício físico, comer de forma mais saudável, ser mais organizado, ler a bíblia todos os dias,tudo ao mesmo tempo. Mas por muito entusisamo em tentar mudar dois destes hábitos ao mesmo tempo é posicionar-mo-nos para o fracasso. Certamente que é possível, mas não para aqueles como eu que têm dificuldades em mudar hábitos. Quando nos focamos em um objectivo de cada vez, um mês de cada vez, podemos triplicar ou quadruplicar as hipóteses de ter sucesso. Dedique toda a sua energia naquele hábito que pode ter mais impacto imediato na sua vida, e quando esse hábito estiver em auto piloto, passe ao próximo. Mude os seus hábitos, um de cada vez.

2. Não apontar o nosso plano em papel.

É fácil acordar de manhã cedo, saltar da cama e gritar bem alto, “Eu hoje vou fazer uma mudança na minha vida”. Quem é que ainda não fez isso? Mas dizer para nós mesmos, quer seja aos berros ou apenas em sussurros que vamos mudar, não é suficiente. Tem mesmo de escrever os seus objectivos. Escreva uma data de início. Escreva uma data de finalização (30 dias é um bom intervalo de tempo). Escreva exatamente o que é que vai fazer, como vai ser responsável, quais as suas recompensas, quais são os obstáculos. Escreva num papel e mantenha-se fiel ao plano.

3. Não estar completamente comprometido

Tens de te comprometer COMPLETAMENTE, isso significa comunicares ao mundo inteiro das tuas intenções. Coloca no teu blog, conta à tua família, amigos, colegas de trabalho, ao padeiro, ao teu amigo de escola que cumprimentas sempre que o vês no supermercado e que chamas de amigo por não te lembrares do nome dele. Quanto mais gente melhor. Publicita o teu plano por inteiro. Coloca um poster no frigorífico e na tua secretária com as tuas intenções....

4. Falta de apoio

Invariavelmente vão haver momentos em que você vai vacilar. Para quem é que se vai virar quando precisar de encorajamento? Se não tiver uma boa resposta para esta pergunta, precisa de pensar bem. Se você for casado ou tiver um(a) companheiro(a) pode recorrer do seu apoio, mas tenha mais do que um apoiante. Talvez a sua mãe, a sua irmã ou irmão. o seu melhor amigo, patrão, talvez um amigo online, ou melhor ainda, junte-se a um grupo de apoio ou fórum online cheio de pessoas que estão a tentar o mesmo que você. Comprometa-se com eles, e peça-lhes ajuda quando estiver a passar por uma fase menos boa, prometa que lhes ligará nessa altura. Coloque isto no seu plano.

5. Não pensar nas suas motivações

Ao que as pessoas chamam de disciplina eu chamo de motivação. Porque é que está suficientemente disciplinado para fazer qualquer coisa? Porque tem a motivação certa. Se perde a motivação, perde a disciplina. Antes de iniciar a sua mudança de hábito, pense nos seus verdadeiros motivos. Porque é que está a fazer isso? O que é que o manterá no rumo certo quando se esquecer das razões? O compromisso público é uma grande fonte de motivação, mas terá de ter algumas vindas do seu íntimo. Escreva-as no seu plano. Por ex,emplo preciso estudar para ter um melhor emprego.

6. Não estar ciente dos obstáculos

Cada mudança de hábito é um caminho cheio de obstáculos. Infelizmente, quando atingimos algum obstáculo, normalmente desistimos. Ou voltamos a tentar, mas atingimos os mesmos obstáculos uma e outra vez, com os mesmos resultados. Em vez disso, pense no percurso e tente antecipar os obstáculos. Depois elabore um plano com os detalhes do que fará quando se deparar perante esses mesmos obstáculos. Por exemplo ler a bíblia em outro horário que você não tem tanto sono.

7. Esquecer de registar o progresso

Podemos mudar os hábitos sem registar o progresso, mas manter um registo do progresso aumenta as hipóteses de sucesso, e porque é que não quererá fazer isso? As coisas já são difíceis o suficiente sem usar todas as ferramentas que estão ao nosso dispor. Um registo do progresso ajuda-nos a ter sucesso porque recorda-nos a ser consistentes. Mantém-nos conscientes do que estamos realmente a fazer. Motiva-nos, porque queremos escrever coisas positivas no nosso registo. Ajuda a manter-mo-nos responsáveis perante as pessoas a quem fizemos promessas.Por exemplo, hoje assisti um pouco menos a televisão.

8. Não ser responsável

Por falar em responsabilidade, é a segunda parte do compromisso público. Não chega fazer um grandioso anúncio no seu blog e não anunciar a sua evolução. Por exemplo, se anunciar os seus planos para melhorar a sua forma física, vai ter de reportar os seus progressos a todos a quem anunciou o seu plano. Coloque uma ficha de progresso no seu local de trabalho, ou faça-o pessoalmente, quer tenha tido sucesso ou tenha falhado, tem de criar um sistema para que se torne responsável pelos seus compromisso. Por exemplo não orei por quem deveria ter orado, não visitei quem deveria ter visitado ou ainda não estudei para uma determinada prova.

9. Não fazer o nosso trabalho de leitura

Em toda a mudança de hábito, eu descobri que é importante ler o máximo possível sobre ele, antes e durante o processo de mudança. Eu faço a minha pesquisa para encontrar estratégias para ter sucesso, procuro encontrar os potenciais obstáculos, e boas ferramentas que me ajudem a ser bem-sucedido. E continuo a ler blogs, a bíblia, livros, história de sucesso depois de começar para me motivar.

10. Mudar o foco demasiado cedo

Muitas das vezes iniciamos o processo de mudança, e após uma ou duas semanas mudamos o nosso foco para outra coisa qualquer. Bem, o hábito possivelmente não estará por esta altura suficientemente enraizado e apenas perdemos todo esse tempo a tentar formar um hábito e abandona-mo-lo antes de estar em piloto automático. Em vez disso, mantenha-se fiel ao novo hábito pelo menos durante 30 dias, e seja o mais consistente possível. Este mês li a bíblia todos os dias.

11. Não ser consistente

Eu já mencionei isto uma serie de vezes até aqui, mas tem de ser abordado porque é realmente muito importante. Se ligar um hábito a um gatilho, terá de executar o hábito todas as vezes, imediatamente após o gatilho. Se o fizer apenas algumas vezes e noutras não, então você não consegue formar um novo hábito. Tente não falhar nunca se possível, porque se falhar uma vez, irá sentir-se tentado a falhar uma segunda vez e assim sucessivamente, e assim não terá nada.Por exemplo, sempre ler a biblia em determinado momento após o jantar.

12. Desistir depois de falhar

Caso falhe uma, duas ou três vezes, NÃO DESISTA. Tente descobrir porque é que falhou, e trace um plano para superar esse obstáculo da próxima vez. Depois seja o mais consistente possível dai para a frente, até que o hábito esteja enraizado. Se desistir está a deixar o falhanço levar a melhor. Mas se recomeçar e for aprendendo com os erros, o falhanço tornar-se-á algo positivo que o ajudará a alcançar o sucesso. Como eu digo muitas vezes, para mim os erros e os falhanços são apenas degraus que nos permitem subir a escada do sucesso. Se decidir parar antes de alcançar o topo nunca irá saborear o verdadeiro prazer da conquista e lembre-se que mudar o que quer que seja vai custar.

Portanto se tem medo de mudar, vá-se acostumando a viver amedrontado se pretende realmente ter sucesso em mudar os seus hábitos podres para hábitos de sucesso.

Blog da Nana & do Xandy










0 comentários:

Postar um comentário

Project

Project
Atualizadas

Support

Support
CLIQUE AQUI
http://www.esnips.com/adserver/?action=visit&cid=file_imesh&url=http://www.imesh.com/downloadmusic/?appi

Navigation

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB