RIR É O MELHOR REMÉDIO!

sábado, 26 de dezembro de 2009


Engana-se quem pensa que sorrir é apenas mais um gesto simples do corpo humano. De acordo com recente pesquisa da Escola de Saúde Aliada da Universidade de Loma Linda, na Califórnia, 20 minutos de risos baixam a pressão arterial e diminuem as taxas de colesterol em até seis pontos.

Ainda segundo o estudo, o riso também melhora o sistema imunológico, aumentando os anticorpos, na saliva, que ajudam a combater infecções na boca e no sistema respiratório superior.

O gelotologo (profissional dedicado ao estudo do riso) Marcelo Pinto, que pesquisa sobre a prática há nove anos, explica porque rir é o melhor remédio tanto para o corpo, quanto para a mente. “Acredito que a gargalhada melhora a vida das pessoas, tanto física quanto psicológica e socialmente, pois está cientificamente comprovado que a gargalhada é o melhor remédio, uma vez que além de melhorar a função imunológica do organismo, fortalecer os músculos cardíacos, aumentar a produção de endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar do corpo. A gargalhada também aumenta a auto-estima, alivia o peso do dia-a-dia e aglutina as pessoas, tornando-as mais populares e criativas”, revela.

O riso e as gargalhadas são responsáveis por mandarem ao cérebro uma ordem para sintetizar endorfina, substância analgésica similar à morfina, mas com potência cem vezes maior. É por isso que o riso já é usado como método terapêutico. A Terapia do Riso vem sendo utilizada para o tratamento de depressão, melancolia, mau-humor, estresse, entre outras doenças. O método ajuda na recuperação e na cura dos pacientes, reduzindo o tempo de tratamento e de internação em até 20%.

Além disso, o ato de rir também pode auxiliar no emagrecimento. O ato de sorrir aciona 28 músculos da face, queimando de 10 a 11 calorias. Uma risada de 10 a 15 minutos ajuda a emagrecer 50 calorias, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade Vanderbilt, nos EUA.

A andreense Rosângela Maria Barbosa, 45, conhece muito bem todos os benefícios que o riso pode trazer e garante que não passa um dia sem dar ao menos uma boa gargalhada. “Sorrir é um hábito, uma técnica. Ao levantar pela manhã, deve sorrir para si mesmo e procurar, durante seu dia, ver as situações por um lado positivo. Sorrir ao cumprimentar as pessoas, para a natureza, ao falar ao telefone etc. Isto acaba facilitando situações e desarmando a outra pessoa”, conta.

Para a gerente financeira, o riso pode mudar a vida das pessoas, tornando-as muito mais alegres e sociáveis. “Acredito que quem sorri é bem vindo a todos os ambiente. O sorriso é gratuito, só depende de vontade, hábito e disponibilidade”, pontua

Para aqueles que não tem o hábito de sorrir, Marcelo Pinto garante que essa é uma técnica que pode ser aprendida. “O nosso cérebro não consegue diferenciar o riso genuíno do riso forçado. Sendo assim, acreditamos que o riso pode ser aprendido, com prática e mudança de postura diante da vida, com atitudes positivas”, afirma.

Clubes e dias para rir – Em 1998, o médico indiano Madan Kataria reuniu aproximadamente 12 mil pessoas no Jockey Club de Mumbai para comemorar o primeiro Dia Mundial da Gargalhada. Assim institui-se que a data seria comemorada todos os anos no primeiro domingo de maio.

Madan Kataria também foi o precursor dos chamados clubes do riso. Nesses locais a risada é provocada sem motivo e sem necessidade de piadas. Daí vem o slogan “Finja, Finja até que Atinja”.

Atualmente existem mais de seis mil Clubes do Riso espalhados por vários países do mundo, como: Portugal, Alemanha, Canadá, Itália, França, Estados Unidos, China, entre outros. No Brasil, o primeiro clube surgiu, em 2004, na cidade de Belo Horizonte.

Em São Paulo, o clube do riso acaba de nascer sobre o comando de Marcelo Pinto, ou Dr. Risadinha, como é mais conhecido. “A idéia de criar o Clube da Gargalhada em São Paulo surgiu com a necessidade de nos incluirmos neste movimento mundial. A cidade tem uma importante posição no mundo corporativo, hoje tão necessitado de uma postura mais descontraída e divertida para fazer frente ao stress do dia-a-dia”, disse.

Marcelo também é o responsável pelo dia mundial do riso na cidade paulista. “A primeira comemoração do Dia Mundial do Riso aqui na cidade ocorreu no dia 3 de maio, no parque do Ibirapuera. Foi uma experiência magnífica e muito divertida, com ótima participação de público”, finalizou.

Fonte : Site da Universidade Metodista

0 comentários:

Postar um comentário

Project

Project
Atualizadas

Support

Support
CLIQUE AQUI
http://www.esnips.com/adserver/?action=visit&cid=file_imesh&url=http://www.imesh.com/downloadmusic/?appi

Navigation

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB