O MINISTÉRIO DA FOFOCA

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Tiago 3: 6,8: “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno. (...) A língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero”.

O ministério da fofoca é constituído por pessoas das mais diferentes denominações evangélicas. O “diz-que-diz-que” tem sido a palavra de ordem no que tange a pseudo-espiritualidade de muitos santos. A doutrina do boato tem se tornado a vestimenta que disfarça a fragilidade de caráter do ser chamado humano.

A cada cinco cristãos, três, são membros ativos do ministério da fofoca. Para melhor entender como funciona esse ministério apresentamos abaixo uma cartilha explicativa com informações do tipo: Quem somos? Quais requisitos para se ingressar? Como participar? Quais os objetivos? No que cremos?

Quem somos?

“O ministério da fofoca é um grupo de pessoas que vivem a essência da palavra união, onde todos sabem, comentam, inventam e dão palpites sobre a vida de outros. São homens e mulheres de elevado grau de espiritualidade, podem até mesmo passar horas a fio trocando motivos para interceder pelo próximo”.

Quais os requisitos para se ingressar?

“Os requisitos para se tornar um membro do MF (Ministério da Fofoca) são: a) ter habilidade de comunicação; b) ser um jornal ambulante; c) ter acesso a várias reuniões secretas; d) ser um bom facilitador, disposto a colher várias opiniões, evitando assim a parcialidade; e) ser democrático a ponto de não tomar nenhuma decisão sem antes conversar com varias pessoas, que definitivamente, não possuem qualquer ligação com o caso em questão”.

Como participar?

“Para participar é bem simples. Basta reunir com duas ou mais pessoas e começar a dar sugestões sobre o que os outros precisam melhorar. Sempre se coloque como superior aos demais, afinal, você é quase perfeito, mas não pode falar isto abertamente, pois as pessoas não entenderiam a sua grande humildade”.

Quais os objetivos?

“Ajudar as pessoas a serem mais comunicativas. Desenvolver a capacidade de imaginação, dando oportunidade para que todos, indiscriminadamente, forneçam palpites e suposições. Valorizar a criatividade humana em situações verídicas. Facilitar o processo de maturação da igreja, onde todos podem recomendar melhorias significativas na vida dos membros. Por fim, porém não menos importante, objetiva ser a verdade e a justiça dos fracos e oprimidos”.

No que cremos?

“Cremos que a igreja é uma comunidade, portanto, todos têm liberdade de falar abertamente. Cremos no poder da oração, por isto, trocamos informações que na verdade são motivos de intercessão. Cremos na unidade, assim, não se pode admitir que todos não saibam de todos. Cremos na amizade, logo, compartilhamos os segredos de outros para não nos esquecermos”.

No mundo do “diz-que-diz-que” a verdade é a primeira a morrer. Infelizmente, o ministério da fofoca muitas das vezes vem disfarçado como um simples comentário, outras vezes como uma mera conversa amigável, algumas ocasiões vêm com a mascara de santidade, evitando assim escândalos.

A igreja é lugar de vida, não de fuxico. Na Eclésia o homem não é tão ferido pelo que acontece, mas sim pelas opiniões sobre o que aconteceu.

Tiago 1:26: “Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã”.

Que Deus nos ajude!
Fonte:  Vinicius O. S. Guimarães - Missão Tocando as Nações.


*Vinicius O. S. Guimarães (vinicius@tocandoasnacoes.com) é natural de Goiânia – Goiás – Brasil, casado com Priscilla Dayana A. B. Guimarães. Escritor dos livros “Conversão – uma mudança de vida”, “A Bíblia fazendo história”, “Lições do Maestro” e “Pescadores de Vidas”. Bacharel em Teologia com concentração em Missiologia pelo Seminário Teológico Evangélico do Betel Brasileiro (STEBB), especialista em Estudo Bíblia pela Faculdade Evangélica de Teologia de Belo Horizonte (FATE-BH), graduando em Administração pela Universidade Católica de Goiás (UCG) e mestre em Ministério com concentração em liderança pela Faculdade de Teologia Evangélica da Igreja de Deus (FATEID). Presidente da Missão Tocando as Nações, colaborador da Revista Linha Aberta (Florida – USA) e membro da Associação de Professores de Missões do Brasil (APMB). Lecionou no Seminário Batista Independente do Estado de Goiás (STBIEG), no Seminário Pentecostal de Goiás (SEPEGO) e no Instituto Bíblico Novo Horizonte. Atualmente leciona na Faculdade de Teologia Evangélica da Igreja de Deus (FATEID), no Seminário Presbiteriano Renovado Brasil Central (SPRBC) e no Seminário Teológico Evangélico do Betel Brasileiro (STEBB).



0 comentários:

Postar um comentário

Project

Project
Atualizadas

Support

Support
CLIQUE AQUI
http://www.esnips.com/adserver/?action=visit&cid=file_imesh&url=http://www.imesh.com/downloadmusic/?appi

Navigation

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB